Mark Certo:    Faça seu Web Site   |   Hospede seu Web Site   |   Loja Virtual  |   Automação Comercial  |   Assessoria
 
clique play para ouvir as músicas
E-Mail:   Senha:  
 
Ainda não sou cadastrado Esqueci a senha
 
Saiba Mais
Raul Seixas
Billy Seixas
Cultura Saber
Sobre o Fã Clube C S
Apostilas Os Chakras
Profecias
Estado Incognoscível
Diz o Mestre Raul Seixas
Homenagens
Bibliotéca
Astrologia / Horóscopo
Sobre as Músicas Billy Seixas
Sociedade Alternativa
P A Som / Camarim
TaroAstro
Aprendendo Sobre Sexo
Curso G P Gestão de Pessoas
Negocios de Sucesso Online
Você quer Ter Saúde?
Aprendendo a Tocar Violão
Serviços & Recursos
Agenda / Calendário
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Cadastro | Sou Fã
Bibliografia
Fórum
Links Úteis
Notícias & Curiosidades
Parceiros
Fale com o Billy
 
 
 
 
28/04/2012
Pai Nosso da Mente
Seguidor, Músico, cantor, compositor, escritor, ator e roteirista de dois filmes inéditos.
saiba +
 
 
Astrologia / Horóscopo | Os cinco elementos Naturais
Os cinco elementos Naturais  

Os cinco elementos Naturais

De acordo com a filosofia oriental, todo o universo é composto de cinco elementos: o fogo, a terra, a madeira, o metal e a água.

Apesar de nem sempre perceptíveis, os cinco elementos têm um papel fundamental na nossa vida cotidiana. Nossas emoções, nossa saúde, nossa alimentação e até nossa vida espiritual resultam sempre da interação dessas cinco forças da natureza.

Segundo esta antiga sabedoria oriental, a harmonia entre as energias manifesta-se da seguinte maneira: a madeira serve de alimento para o fogo, que quando se apaga transforma-se em cinzas que farão parte da terra, na qual os metais e outros minerais são formados.

Por sua vez, quando liquefeitos, os metais transformam-se em água, que serve de alimento para os vegetais que nos fornecem a madeira, Assim, cada um dos elementos tem sua função específica com relação ao outro.

Da mesma forma como podem contribuir para a sua existência, os elementos também podem opor-se uns aos outros: o metal abate a madeira; a madeira penetra a terra; a terra controla o fluxo da água; a água extingue o fogo, que, por sua vez, derrete o metal.

Podemos assim observar que não há supremacia entre os cinco elementos da natureza. Esse mesmo inter-relacionamento existe no corpo humano, onde cada um dos órgãos mais importantes corresponde a um dos elementos:

METAL - pulmões
FOGO - coração
MADEIRA - fígado
ÁGUA - rins
TERRA - baço e pâncreas

A tradicional medicina chinesa utiliza-se dessa correspondência órgão/elemento e procura equilibrar as correntes de energia vital que fluem através do corpo humano, a fim de que o homem possa restaurar sua saúde e mantê-la em equilíbrio.

Também cada ano é regido por um dos cinco elementos. Na astrologia chinesa, as pessoas nascidas num determinado ano terão as mesmas características do elemento regente, que serão manifestadas através das tendências do seu signo animal. Assim, uma pessoa nascida no ano de 1937, regido pelo elemento fogo, possui uma natureza fogosa que é exteriorizada de acordo com as características do signo lunar de Búfalo.

Tendências das pessoas de cada elemento

Elemento Fogo

As pessoas nascidas nos anos dominados pelo elemento Fogo são, na maior parte das vezes, caracterizadas por um extraordinário entusiasmo, por uma imensa autoconfiança e, acima de tudo, por uma inacreditável reserva de energia empreendedora. Necessitam de muita liberdade de ação para que possam direcionar suas poderosas forças de forma construtiva.

São essencialmente movidas por emoções e ideais e detestam ser contestadas pelo uso da razão e do bom senso. No seu aspecto mais negativo, tendem a ser criaturas exageradamente auto-centradas e egoístas. Raramente são mal-intencionadas, mas a falta de autocontrole pode levá-las a causar danos às pessoas mais sensíveis ou vulneráveis.

Dinâmicas e impacientes fazem o possível e o impossível para que seus planos pioneiros deem certo, e não medem esforços para que seus desejos sejam satisfeitos.

No seu aspecto mais positivo, essas pessoas transmitem alegria de viver e energia luminosa a todos à sua volta, o que acaba fazendo com que sejam sempre o centro das atenções. Caso não se envaideça com isso, são capazes de ajudar muito àqueles que necessitam de motivações exteriores.

Em geral, os nativos do elemento Fogo possuem um incontestável poder de cura, principalmente quando aprendem a valorizar a vida alheia assim como valorizam a própria, e quando desenvolvem, pela maturidade, a compreensão e a paciência tão necessária no relacionamento cotidiano.

Elemento Terra

O elemento Terra confere às pessoas uma personalidade bastante firme e constante. São pessoas capazes de planejar, organizar e administrar, com muita eficiência, todas as áreas que lhe tragam segurança afetiva e material.

Tanto os assuntos de dinheiro como aqueles relacionados com a família e com as próprias raízes são tratados com inigualável prudência e bom senso pelos nativos de Terra. A exemplo da Água, a Terra é de natureza passiva. Mas nem por isso mais frágil e delicada. Pelo contrário, ela dá as pessoas sob sua influência uma rara persistência e capacidade de ação.

Baseando-se mais nos "fatos" e nas "formas", essas pessoas são capazes de desenvolver uma incrível autodisciplina, usada na luta por seus objetivos, que, aliás, são de natureza prática e concreta.
Sérios, cautelosos e um tanto convencionais, os nativos dos anos de Terra, sentem-se seriamente ameaçados pelas mudanças, sejam elas em nível físico, intelectual ou social.

Preferem viver dentro de uma rotina programada, onde tudo possa ser previamente analisado e controlado. Essa tendência resulta num dos traços mais negativos desse elemento: a falta de imaginação e de espontaneidade.

Quando aprendem a abrir-se para realidades menos concretas e cotidianas e quando valorizam os aspectos mais sentimentais e afetivos da vida, estes indivíduos desenvolvem um extraordinário espírito cooperativista e uma profunda percepção das necessidades básicas das pessoas à sua volta. Tornam-se, assim, criaturas inquestionavelmente amigas e confiáveis.

Elemento Madeira

Com elevado senso moral e de ética, as pessoas nascidas nos anos de Madeira têm facilidade em unir, de modo justo e sensato, as forças das outras pessoas em direção a um objetivo comum. Por essa razão, são em geral queridas e admiradas.

Possui uma habilidade toda própria de expandir-se em várias áreas ao mesmo tempo. Graças à sua personalidade executiva e organizada, são capazes de se dedicar às mais diversificadas atividades.

Em geral, as chances de serem bem-sucedidos são grandes, pois, além de generosos e humanitários, são pessoas expansivas, com tendência ao pioneirismo e ao inusitado. Apreciam tudo o que estiver relacionado com a renovação e o progresso.

Diplomatas por natureza são capazes de compreender e valorizar os esforços das outras pessoas, desde que estejam voltados para um bem comum e que tragam vantagens materiais a todos. Isto faz com que possam realizar projetos sociais e científicos de grande vulto.

A grande dificuldade encontrada pelas pessoas com características do elemento Madeira reside no fato de que nem sempre conseguem direcionar seus objetivos de forma constante e precisa. Tende à expansão exagerada, esquecendo-se de pequenos detalhes práticos, o que acaba impedindo a realização final dos seus projetos iniciais.

Otimistas por natureza, não hesitam em superar os fracassos e em começar tudo de novo. Talvez até com mais entusiasmo do que antes.

Elemento Metal

As pessoas nascidas nos anos dominados pelo elemento Metal possuem uma personalidade vigorosa e audaz. Seus fortes sentimentos fazem com que vivam várias experiências e aventuras. São criaturas empreendedoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos.

Exageradamente obstinadas, raramente admitem estar erradas. Detestam mudar de opinião, mesmo quando intimamente reconhecem não estar com a razão.

Senhora de seus destinos, gostam de lutar por sua independência. Mesmo os mais intricados problemas são resolvidos de forma pessoal e, muitas vezes, incrivelmente criativa. São pessoas que seguem seu próprio caminho em direção aos seus próprios objetivos e da sua própria maneira.

Possuem um entusiasmo inabalável e nunca se dão por vencidas. Não hesitam em seduzir as pessoas para que suas metas sejam alcançadas. Seu otimismo e coragem não raro causam transformações muito positivas nas pessoas que com elas convivem.

O amor pelo conforto, pelo luxo e pelo poder, motiva-as ainda mais na conquista de sua independência, e não se importam muito em fazer pequenos sacrifícios e economias iniciais.

Elemento Água

As pessoas nascidas nos anos regidos pela Água são dotadas de profunda sensibilidade e de uma extraordinária comunicabilidade. Altamente perceptivas, amoldam suas idéias e palavras às necessidades do momento. Com simpatia e estímulo, conseguem persuadir os outros e satisfazerem seus próprios desejos.

Do mesmo modo como podem ser sensíveis de forma simpática e positiva, também pode ser exageradamente vulnerável. Neste caso, são muito influenciáveis e magoam-se com tal facilidade que acabam transformando-se em criaturas instáveis, inconstantes e inseguras. Todavia, esta predisposição não é sinal de fraqueza.

Possuem, mesmo assim, força e capacidade de penetração. Segundo um ditado chinês: "A água conquista pela docilidade; nunca ataca, mas acaba sempre vencendo todas as batalhas".

Detestam as brigas e os ambientes onde reine a desarmonia. Procuram conciliar suas emoções internas ao meio ambiente. Por isso preferem a companhia de pessoas calmas, que transmitam uma sensação de confiança e proteção.


Em geral, os devaneios ocupam grande parte do seu tempo, o que impede a realização prática de seus objetivos. Essa tendência, no final, resulta em frustrações, pois as pessoas deste elemento sentem uma forte necessidade de segurança afetiva e material, que, quando não é satisfeita, causa desequilíbrios e tempestades emocionais.

 
 
Fã Clube Cultura Saber - Billy Seixas O Discípulo de Raul Seixas
© 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px
Projetado e Desenvolvido:
MARKCERTO - Qualidade Interativa